
A Phidelis Tecnologia desenvolveu uma plataforma há dois anos que consegue desmembrar os microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, assim, viabilizar de forma didática a consulta do desempenho de todas as escolas do país.
O diretor Paulo Victor Vescovi explicou que para atingir a pesquisa são alguns dias de análise e compilagem de dados. “Tudo é feito com base nas planilhas do Inep. Não há rankings. Criamos uma ferramenta de consulta para que dirigentes e pais possam verificar o desempenho das escolas”, contou.
Para desenvolver e alimentar a ferramenta, a Phidelis Tecnologia se debruçou nos dados desde o ano passado, quando o Inep parou de divulgar o ranking por escolas. “Foi uma forma de oferecer mais um serviço aos nossos clientes”, conta Vescovi, ao destacar que as principais instituições de ensino do Espírito Santo e de outros estados utilizam do software de gestão educacional e financeiro desenvolvido pela empresa, fundada em 2004.
No Brasil
As três escolas que obtiveram as maiores médias no Brasil estão localizadas na região Nordeste. Farias Brito Colégio de Aplicação, de Fortaleza, com 756,51; Ari de Sá Cavalcante sede Mário Mamede, também de Fortaleza, com 747,88; e o Instituto Dom Barreto, de Teresina, com 742,07.
Clique aqui e confira o desempenho geral.