
Colégio Darwin aposta no ensino híbrido, inova seu modelo de ensino e melhora rendimento de alunos na sala de aula
Não é uma novidade que os cursinhos preparatórios on-line para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) invadiram a internet. A maioria dos cursinhos aposta 100% no modelo EAD (ensino a distância) e também no humor dos professores como principal diferencial, oferecendo uma espécie de “válvula de escape” para os alunos de Ensino Médio que já têm uma alta carga horária dentro de sala de aula.
O Colégio Darwin, reconhecido por seus resultados e altas taxas de aprovações, resolveu apostar em um formato diferente: conteúdo enxuto, objetivo (aulas com média de cinco minutos), mesclando o melhor do ensino presencial com as melhores ferramentas do EAD. Você já ouviu falar do ensino híbrido?
Ensino híbrido
O ensino híbrido – também conhecido como flex, semipresencial ou blended learning – é uma das maiores tendências recentes da Educação e promove uma mistura entre o ensino presencial e ferramentas do EAD. O modelo oferece o “melhor dos dois mundos”, integrando educação à tecnologia – que já permeia tantos aspectos da vida do estudante.
O projeto Darwin Enem foi concebido em 2016 com objetivo de ser um material de apoio poderoso. Os mesmos professores da sala de aula gravaram mais de 2.200 vídeos que ficam disponíveis no portal do aluno, o mesmo local onde os estudantes já acessam seus boletins, comunicados e etc. O acesso é facilitado e possibilita que:
- O conteúdo seja visualizado a qualquer tempo, hora e local;
- Reforço de todo conteúdo, através de um plano de estudos semanal;
- Reforço de conteúdos específicos: como Biologia e Química, por exemplo.

Alunos tem acesso aos mesmos professores da sala de aula também na tela do computador e Smartphone. 24 horas por dia. 7 dias por semana.
Diferenciais
Conteúdo construído baseado em estatísticas
Com a premissa que os alunos não querem mais conteúdo, e sim o melhor conteúdo, o Colégio Darwin seguiu um caminho diferente e baseou-se nas estatísticas para atingir esse objetivo. Foi feito um estudo criterioso dos temais que mais caíram em todas as provas já aplicadas do Enem. Os temas foram classificados pelos professores e estatísticos, ganharam relevância e peso, e o volume do conteúdo gravado é diretamente proporcional a relevância do que é realmente cobrado em prova.
Vantagens benefícios
A Phidelis foi parceira neste projeto e apoiou o colégio desde a concepção do projeto, apoio tecnológico para captação e edição do conteúdo e, principalmente, na construção do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), onde o aluno pode extrair diversas vantagens que o EAD pode proporcionar. Vejamos as principais:
Medir o desempenho e otimizar os estudos
À medida que os alunos recebem as notas das correções de suas redações e simulados, gráficos evolutivos são montados automaticamente. “É uma ferramenta fundamental para que os alunos avaliem seu desempenho e foquem em seus pontos fracos”, reforça o diretor pedagógico do Darwin, Mario Broetto.
Simulados
Praticar, praticar e praticar. A ferramenta de simulados é um pilar importantíssimo do ensino híbrido e permite que os alunos apliquem o conhecimento da sala de aula em uma ferramenta tecnológica – utilizando-se de um vasto banco de questões. O aluno pode montar um simulado personalizado, mesclando as seguintes opções:
- Por área do conhecimento
- Por nível de dificuldade
- Sempre escolhendo o número de questões
Correção de redação on-line
Os alunos têm 10 temas de redação para praticar durante o ano. Esta ferramenta permite o envio das redações até pelo smartphone! Professores especializados corrigem as redações em até 48 horas com os mesmos critérios da prova do Enem e os alunos recebem feedbacks personalizados.
Flexibilidade de horários
Já falamos disso, né? Mas esse é realmente um grande diferencial do EAD que potencializa o conceito de ensino híbrido.
Multiplataforma
Mais de 55% do conteúdo deste projeto já é consumido através de smartphones. Toda a ferramenta é “responsiva”, o que significa que é otimizada para visualização em smartphones, tablets e computadores.
O mesmo conteúdo: Dois públicos distintos
Um grande diferencial desse projeto é que alunos de qualquer escola também podem acessar a plataforma por uma assinatura anual. O preço é extremamente convidativo. Qualquer pessoa pode experimentar grátis a plataforma e avaliar o conteúdo antes da compra.
O Colégio Darwin acredita que o modelo tradicional da sala de aula e o contato com os professores é consagrado e insubstituível. Mas também busca modelos de aprendizado inovadores como o ensino híbrido, que atendam às necessidades das novas gerações para uma educação mais eficiente, interessante e personalizada.