
Uma pesquisa divulgada recentemente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) aponta que, caso a tendência de crescimento nas matrículas no ensino superior continue a mesma, em 2023 o número de alunos na educação a distância (EAD) nas unidades particulares será maior do que o daqueles que entram nos cursos presenciais.
De acordo com o levantamento, a projeção é que em 2023 o número de novas matrículas na EAD seja de 2.276.774 contra 1.993.319 ingressantes nos cursos presenciais. Com isso, os estudantes a distância corresponderão a 51% do total de matrículas.
Os especialistas no assunto afirmam que a pesquisa indica uma boa notícia, visto que significa a ampliação do acesso ao ensino superior por pessoas que não tinham essa oportunidade, seja porque são mais velhos ou porque trabalham e não têm tempo de estudar presencialmente.
Ainda assim, ao serem questionados sobre qual é a modalidade de curso de graduação preferida, os potenciais alunos ainda preferem o modelo presencial clássico. Mas essa realidade promete mudar nos próximos cinco anos.
EAD na Phidelis
Com alguns projetos desenvolvidos no Espírito Santo, em faculdades, cursos preparatórios e colégios (com destaque para o Darwin Enem), a Phidelis oferece uma plataforma completa on-line para projetos a distância. “Em nosso sistema, o cliente só precisa se preocupar com o conteúdo. É uma ferramenta de simples manipulação e fica sob administração do cliente”, explica o diretor da empresa, Paulo Victor Vescovi.
A plataforma é composta por três ambientes: site para vendas, o ambiental virtual e o portal do gestor para acompanhamento. Com o pagamento feito pelo cliente, ele terá acesso ao ambiente de estudos que inclui uma série de atrativos, como interação com professores, visualização de vídeos, guia de estudos, envio e correção de redações, gráficos de desempenho, etc.