
Após consulta ao Conselho Nacional de Educação, o Ministério da Educação (MEC) decidiu aumentar de 20% para até 40% a carga horária de disciplinas cursadas a distância nas faculdades do país. A medida, que não vale para os cursos da área da Saúde e de Engenharia, foi publicada no Diário Oficial da União e exige das instituições Conceito Institucional (CI) com nota 4 ou 5.
Aqui no Espírito Santo, a Phidelis Tecnologia oferece soluções específicas para auxiliar no ensino a distância (EAD) e já atende as principais instituições de ensino superior do estado, que, inclusive, já podem começar a colocar em prática a nova carga horária no decorrer de 2019.
O diretor da Phidelis Tecnologia, Paulo Victor Vescovi, lembra que não há mais como negar a importância da tecnologia na formação educacional. “Num ambiente conectado, ignorar metodologias de ensino a distância (EAD), de aplicativos, de salas virtuais, é o mesmo que colocar uma venda nos olhos para não ver soluções para o desenvolvimento da educação no país”, pontuou.
A portaria estabelece, ainda, que os estudantes sejam informados pelas instituições de ensino superior que parte do curso presencial será ministrada a distância. Além disso, as faculdades devem detalhar as disciplinas, conteúdos, metodologias e formas de avaliação dessas aulas.